Calibre: os mais eficazes para tiro esportivo e tiro defensivo

Calibre: os mais eficazes para tiro esportivo e tiro defensivo

Dentre tantas dúvidas que surgem quando se inicia a prática do tiro esportivo ou curso de tiro defensivo, sempre aparece a dúvida sobre a eficácia e a potência de cada calibre.

É claro que, além do calibre, o tamanho da arma também interfere diretamente na performance do tiro. Por isso vamos esclarecer neste post algumas dúvidas para que você já tenha uma breve noção sobre o assunto.

Como já dissemos anteriormente, o seu objetivo deve ser muito claro. Para praticar tiro no clube, as pistolas são as mais comuns. Mas você deve levar em consideração que, devido ao seu tamanho, essa é uma arma compacta com um recuo maior, que tem menos espaço para empunhar e que exige conhecimento.

Pistola

A pistola calibre .380, por exemplo, é uma arma compacta. Ela tem bom poder de fogo, que é tão eficaz para a prática de tiro esportivo, quanto para defesa pessoal.

Também muito conhecida, a pistola calibre .40, é uma arma mais potente, que tem um alto poder de parada, alta capacidade de disparos e grande poder de impacto. 

Revólver

Já o revólver, apesar de ter baixa capacidade de tiro, tem uma variedade vasta de tamanhos e modelos. O destaque vai para a operação da arma, que é mais simples que a pistola.

Como exemplo, citamos o revólver de calibre .38, que possui um recuo tolerável e tem razoável poder de parada – quando com um só disparo a arma incapacita o agressor, sem que esteja morto – sendo também uma arma ideal para a prática no clube e para defesa pessoal.

Portanto, cabe a você entender cada uma dessas características e alinhá-las aos seu objetivos. Lembre-se que, tão importante quanto saber sobre a potência de cada calibre, é entender e conhecer a sua arma.

Nos cursos de tiro defensivo do Clube de Tiro .40 nós instruímos sobre as armas, sua características e capacidade para que você entenda perfeitamente como elas funcionam.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *