Quais são as regras de caça no Brasil?

Quais são as regras de caça no Brasil?

É possível fazer caça no Brasil? Há alguma espécie que pode ser abatida em qualquer região do país? O que diz a lei a respeito de tudo isso? Nesse post vamos esclarecer brevemente sobre este assunto.

Atualmente somente a caça de javali é permitida aqui no Brasil. Por ser uma espécie exótica, invasora e com grande poder reprodutivo, adaptativo e predatório, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), entidade responsável pelo assunto, permite que o animal seja abatido, pois o animal não é nativo da fauna brasileira e por isso não existem predadores naturais.

Para o abate é permitida a utilização de cães de caça, de armas brancas ou de armas de fogo registradas e também é permitido o uso de armadilhas do tipo jaula ou curral, pois essas armadilhas são consideradas mais adequadas em termos de bem-estar animal, segurança e eficiência do que as armadilhas de gaiola.

Vale destacar que estão proibidas as armadilhas de laço ou os dispositivos que envolvem o acionamento automático de armas de fogo e que os javalis capturados por cães ou por armadilhas devem ser abatidos no local da captura, já que é proibido o transporte desses animais vivos.

O que é preciso para fazer a caça no Brasil?

Para atuar como caçador esportivo, o interessado deve ter mais de 21 anos, ser registrado como Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), ter o Certificado de Registro (CR) de Caçador do Exército e possuir cadastro e licença de caça junto ao IBAMA, que concede as autorizações específicas para cada propriedade, bem como sua validade.

Para se tornar um excelente atirador, conte com o Clube de Tiro .40 e pratique conosco. Acesse a área de contato para saber mais sobre o nosso clube.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *