Tiro esportivo: o que preciso para ser CAC?

Tiro esportivo: o que preciso para ser CAC?

Seja para a praticar tiro desportivo ou para defesa pessoal, muitas pessoas têm procurado os clubes de tiro e entrado para a categoria dos CAC (Caçadores, Atiradores e Colecionadores).

Além de ter uma série de autorizações, como o porte de arma por todo o território brasileiro, um CAC tem acesso à parte do armamento restrito, com algumas limitações para cada categoria, é claro.

Para se tornar um CAC é preciso, antes de tudo, obter o CR (Certificado de Registro) que é emitido pelo Exército Brasileiro. Para conseguir o CR, é necessário ter mais de 25 anos, não ter respondido a nenhum inquérito criminal e ser filiado ao clube de tiro. Então, você deve fazer prova de capacitação técnica e psicológica e informar um local seguro para guardar a arma.

Com o CR em mão você pode adquirir a sua arma. No post anterior você pode ver o passo a passo para fazer a aquisição da sua arma. Esse processo deverá ser realizado sempre que quiser adquirir uma nova arma. Apesar de burocrático, ele garante a segurança da arma e de quem a possui.

Sendo registrado como CAC, é possível conseguir mais benefícios em relação ao uso da arma e de suas munições. 

Lembrando que o CAC é divido por categorias e que cada uma delas tem suas restrições.

Os Caçadores, por exemplo, devem respeitar as regras do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) que impõe medidas restritivas para a matança de algumas espécies. 

Para os Atiradores, o número e os modelos de armas variam de acordo com nível do atleta. E para os Colecionadores, que têm acesso a número maior de armas, cada uma deve ter autorização das regionais militares do Exército.

Portanto, faça cada etapa com calma para garantir a sua segurança. Apesar da flexibilidade, é necessário ter cautela para que você possa se tornar um CAC da forma mais segura. Conte com o Clube de Tiro .40 para tirar suas dúvidas.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *