Já falamos aqui algumas vezes como é importante manter uma rotina de exercícios físicos e como isso pode interferir diretamente no seu desempenho enquanto atira.
Muitas pessoas acreditam que o tiro exclui totalmente os exercícios e a preparação física, mas eles estão diretamente ligados, desde a força necessária para segurar os equipamentos até a sustentação dos mesmos na hora do disparo.
Assim como você não enfrentaria uma maratona de corrida sem o devido preparo, também não poderá sentir a evolução como atirador se não der atenção ao corpo. Afinal, mais importante que ter um bom equipamento de tiro, é a habilidade humana, corporal e mental.
Atirar requer do atirador um bom condicionamento físico para lidar com o peso da arma, o impacto do disparo e uma boa coordenação para que as funções mentais, oculares e musculares trabalhem em conjunto. Além de, é claro, saber controlar o corpo e acalmar a respiração para que nada abale toda essa estrutura e interfira no tiro.
A prática de exercícios físicos, como levantamento de peso, por exemplo, é uma ótima maneira de fortalecer os músculos de todo o corpo. Somado aos treinos aeróbicos, a tendência é que o corpo se torne cada vez mais resistente, tornando fácil controlar a arma e ter uma boa performance no tiro.
Além disso, tenha em mente que durante uma situação de pressão, o coração tende a acelerar e a respiração pode aumentar a frequência. Esses fatores que podem ser cruciais na hora do disparo. Por isso, treinos que incluem corridas são importantes para o condicionamento respiratório.
Portanto, aqui fica claro que, de nada adianta praticar e praticar tiro, se o seu corpo não está devidamente preparado. Adote bons hábitos no dia a dia e tente sempre prezar por um bom condicionamento físico e mental. Isso fará toda a diferença no seu desempenho e evolução!