Tiro desportivo: como controlar o gatilho?

Tiro desportivo: como controlar o gatilho?

Além de muita prática, o tiro desportivo pede que o atirador saiba controlar muitas variáveis em seu corpo e sua mente. Sabendo disso, controlar o gatilho se torna, com o tempo, cada vez mais fácil, pois o atirador passa a entender como e quando seu corpo está totalmente preparado.

Falamos anteriormente sobre como melhorar a performance no clube de tiro e atirar melhor. Atirar vai muito além de controlar o gatilho. É preciso estar preparado e entender que sua evolução depende de muita prática e conhecimento.

Controle seu corpo

No tiro ao alvo, a posição é de extrema importância. Mas, mais importante que a posição é o controle da respiração. Note: ainda não nos referimos à arma, somente ao corpo.

Com a arma empunhada e com a posição correta, o atirador se concentra na mira, focando na visada. O que vai gerar um bom resultado no alvo é o controle da respiração.

É essencial para uma atirador manter a respiração calma enquanto pratica. Uma respiração ofegante e muito rápida interfere diretamente no movimento dos braços, que, consequentemente, faz com que o projétil se desvie do alvo.

Portanto, aprenda a manter a respiração calma e, somente quando a tiver controlada, aperte o gatilho.

Posicione o dedo corretamente para controlar o gatilho

Lembre-se que a posição do dedo no gatilho é de extrema importância para ter uma boa performance. A forma correta é posicionar a parte central da primeira falange do dedo indicador no gatilho.

controlar gatilho - posicao certa dedo no gatilho arma de fogo clube de tiro 40

Jamais passe o dedo todo dentro do guarda mato e nem use a ponta do dedo para controlar o gatilho. Essas duas posições farão com que a arma se incline para um dos lados na hora do disparo e, assim, seu projétil foge totalmente do alvo.

Um atirador não se desespera com o momento certo para apertar o gatilho. Tendo controle da respiração, ele mantém o foco na visada, enquanto o dedo aciona o gatilho. A atenção, portanto, deve estar totalmente voltada para o alinhamento entre arma e alvo.

Em síntese, controlar o gatilho está diretamente ligado ao controle da respiração e da empunhadura. Com a prática, a performance tende a melhorar e, cada vez mais, é possível controlar essas variáveis.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *