Limpar a arma é um hábito que todo atirador deve adotar, afinal com os devidos cuidados, sua arma vai estar sempre em perfeito funcionamento, garantindo maior segurança e eficácia.
Antes de começar a limpar a arma de fato, separe todo o material necessário. Você vai precisar de flanela, escova de nylon, latão ou fibra vegetal, solvente para pólvora e óleo lubrificante.
Os kits de limpeza vendidos em lojas e sites já vêm com todos os materiais que você precisa para limpar a arma corretamente, por isso, não se preocupe em procurar acessórios específicos. Nas lojas haverão as indicações perfeitas para você.
Lembre-se que a limpeza deve ser feita em um local arejado e com ventilação para que os gases liberados pelo solvente não o prejudiquem. Além disso, a segurança é indispensável. Tranque as portas do local quando estiver fazendo a limpeza para que nenhuma outra pessoa tenha contato com a arma.
Primeiramente descarregue a arma. Tire todos os projéteis e coloque-os em um lugar onde não tenham contato com os materiais de limpeza. O solvente, por exemplo, pode prejudicá-los.
Para limpar a arma por completo, você deve desmontá-la para alcançar as áreas internas. Limpe o tambor e o cano com o auxílio da escova. Ela removerá os resíduos mais sólidos.
No mecanismo de disparo, puxe o cão e coloque um pouco de óleo lubrificante. Use-o também nos locais onde há peças móveis e dobradiças.
Depois de passar solvente e óleo por toda a extensão da arma, tire o excesso desses materiais com uma flanela seca e deixa-a secar. Enfim, depois de seca, monte novamente a arma e prepare para armazená-la.
A sua segurança deve vir em primeiro lugar. Sempre certifique-se de que a arma está descarregada. Enquanto a desmonta e monta, mantenha-a apontada para para uma direção segura. Assim você evita possíveis acidentes enquanto limpa a arma.
Com esses passos simples, você pode limpar a arma sempre que achar necessário e garante que ela colabore para sua evolução e performance.