Três mitos que contam sobre as armas de fogo

Três mitos que contam sobre as armas de fogo

As armas de fogo disparam sozinhas em uma queda? Praticar tiro em um clube é mesmo seguro? Essas e outras questões rondam por aí, mas será mesmo verdade?

Para quem lida diretamente com as armas de fogo sabe que há muitos mitos. Representações irrealistas em filmes de ação podem passar ideias distorcidas a respeito das armas de fogo. Portanto, nesse post vamos falar sobre três mitos que contam por aí.

Ressaltamos antes de qualquer coisa que, acima de tudo, é fundamental prezar pela sua segurança e daqueles que o cercam. A regra mais importante de segurança de armas é: trate cada arma como se estivesse carregada. 

As armas de fogo disparas quando caem?

O manuseio seguro é uma das coisas mais importante para os atiradores. Isso inclui saber controlar o gatilho e nunca colocar o dedo nele até que esteja pronto para atirar; certificar que a arma está apontada para uma direção segura; e sempre manuseá-la com extremo cuidado. 

É importantíssimo evitar que a arma caia, mas caso isso aconteça é quase impossível ela começar a disparar. Isso porque as armas passam por testes de queda para garantir que as chances de disparo acidental sejam mínimas.

Armas mais antigas ou armas “longas”, que têm mecanismos internos um pouco diferentes, podem disparar se caírem, mas, ainda assim, é raro.

Portanto, se a arma estiver em boas condições de funcionamento e tiver sido fabricada nas últimas décadas, há quase zero chance de ela disparar se cair.

Todo projétil causa faíscas/flashes de luz quando disparado?

Embora este seja um efeito muito comum nos grandes e famosos filmes de ação do cinema, não é bem verdade. Isso raramente acontece, afinal os projéteis são feitos de cobre ou algum tipo de liga de cobre e, apesar de ser um metal, o cobre geralmente não causa faíscas, mesmo quando disparado em alta velocidade, como o que acontece no disparo de uma arma.

Ocasionalmente, você pode ver uma bala de rifle criar uma faísca, mas isso acontece devido ao calor gerado dentro do cano da arma, possibilitando a saída de algum flash de luz, mas acontece raramente.

É mesmo seguro praticar tiro?

A prática de tiro ainda é algo visto de uma perspectiva muito negativa. Seja em um clube de tiro com área fechada ou aberta, a segurança sempre estará em primeiro lugar. Graças aos profissionais treinados e funcionários que estão familiarizados com as armas, esta é sim uma prática segura.

Tanto que, antes de um iniciante começar de fato a atirar, há instruções severas para que ele possa aprender sobre segurança de armas e como usá-las com eficácia antes de tocar em uma arma.

Conte com o Clube de Tiro .40 para treinar as suas habilidades de tiro e saber tudo o que você precisa sobre uma arma de fogo.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *