A maioria das pessoas começa assim: fechando um olho para mirar, enquanto olha para o alvo. No entanto, alguns atiradores experientes preferem atirar com os dois olhos abertos. Porque é que eles fazem isto? O que é mais eficaz? Veremos aqui os prós e os contras de atirar dos dois lados.
Para os que preferem fechar um olho e mirar com o outro, isso é totalmente natural. A maioria de nós tem o que é chamado de olho dominante. Sem entrar em muitos detalhes técnicos, o dominante é o olho que interpreta melhor os dados visuais e os retransmite para o cérebro. Além disso, fechar um olho torna mais fácil o direcionamento do seu foco para a mira, bloqueando todo o resto.
Embora seja mais fácil focar em uma só coisa, fechar um olho reduz significativamente seu campo de visão e a capacidade de ver o que está à sua volta e, em certas ocasiões, você precisa ver tudo ao seu redor.
Como mencionamos, muitos atiradores experientes e entusiastas de armas preferem atirar dessa maneira. Aqui está o porquê: o aumento do campo de visão é o benefício mais importante e notável de atirar com os dois olhos abertos, o que também aumenta muito a repetibilidade. Isso significa que ter os dois olhos abertos permite que você passe para o próximo alvo rapidamente, sem possivelmente se desorientar ao fazer mudanças rápidas entre um olho aberto e ambos.
Pode levar algum tempo para se acostumar a atirar com os dois olhos abertos, especialmente se você aprendeu a atirar com um olho fechado. Ao treinar no clube de tiro nas primeiras vezes e atirar com os dois olhos abertos, o desejo de “trapacear” e fechar um pouco ou completamente o olho não dominante será forte. Porém, essa necessidade irá desaparecer com a prática, à medida que você se acostumar a focar com os dois olhos.
Portanto, em síntese, atirar com um olho aberto, permite que você use o seu olho dominante e facilita o seu direcionamento de foco, porém o campo de visão é reduzido drasticamente. Já atirando com os dois olhos abertos, além de ter maior campo de visão, você tem maior capacidade de avançar para outro alvo, embora seja mais difícil de se acostumar.
Independente da sua preferência, com bons instrutores e muita prática, você terá bons resultados. O importante é sempre tentar evoluir e ser constante, praticando tiro com bastante frequência para melhorar as suas habilidades e performance.