4 motivos para começar a praticar curso de tiro esportivo

4 motivos para começar a praticar curso de tiro esportivo

São muitos os benefícios do tiro esportivo para o indivíduo. Portanto, veja aqui 4 motivos para começar a praticar curso de tiro esportivo.

Não é novidade, muito menos duvidoso quando afirma-se que a prática de esporte traz benefícios à saúde. Independentemente do tipo de esporte ou modalidade. Tanto os esportes coletivos, onde são praticados em grupos, times, etc, ou esportes individuais que exigem muito mais do indivíduo que do grupo.  

Mas porque começar a praticar curso de tiro esportivo? Quais os benefícios do tiro esportivo? O que é tiro olímpico?

1- Desporte Olímpico

Assim como a natação, ginástica, corrida, o Tiro com armas de fogo e ar comprimido é um Desporte Olímpico.

O Tiro Olímpico ou Tiro Desportivo de Precisão, é uma modalidade dos Jogos Olímpicos, e possui algumas modalidade de prática: 

  • Pistola 10 metros
  • Pistola 25 metros
  • Pistola de velocidade 25 metros
  • Pistola 50 metros
  • Carabina 10 metros
  • Carabina deitada 50 metros
  • Carabina 3 posições (3×40 Tiros)

Praticar curso de tiro esportivo lhe dará a possibilidade, bem como a habilidade e requisitos para participar das grandes competições, e até mesmo ganhar premiações, medalhas, ou ser reconhecido por praticar o esporte.

2 – Benefícios para a Saúde

Inúmeros são os benefícios do tiro esportivo para a saúde, assim como a prática frequente de esportes, . Sejam eles: 

  • Benefícios Psicológicos: Aumento da autoestima, redução do estresse, desenvolvimento da personalidade, diminuição da possibilidade de depressão ou ansiedade. 
  • Benefícios Cognitivos: Potencializa o aprendizado, aumento da concentração e atenção, melhora a estratégia e otimização do raciocínio.
  • Benefício Sociais: Relacionamento interpessoal, resignificação de valores, diminuição da agressividade, motivação, estimula o convívio social. 

     3 – Habilidades Sociais

Quando pensamos em esportes e relacionamos seus benefícios com as habilidade sociais, geralmente pensamos nos esportes coletivos, por tratar-se da interação com o outro, nas relações de conflito que a pessoa aprende a lidar dentro do esporte. 

No entanto, inúmeras são as contribuições do esporte individual para as habilidades sociais. 

Ao praticar um esporte onde há regras, requisitos para competição, exigências de habilidades cognitivas e psicológicas, o praticante desenvolve suas habilidades sociais, pois estará lidando com relações sociais, com interação. 

A comunicação, civilidade, enfrentamento, empatia, trabalho e positividade serão desenvolvidas em momentos de treino e de competição, uma vez que o esportista precisará de foco, atenção, concentração, engajamento e motivação, etc. 

homens-felizes-que-carregam-o-rifle-apreciam-a-estacao-de-caca_99043-315

4 – Hobbie

Você não necessariamente precisa praticar curso de tiro esportivo para entrar em competições, ou ganhar premiação. 

A prática como hobbie apenas potencializará os ganhos já apresentados tanto para a saúde quanto para convívio social, uma vez que você fará algo que lhe dá prazer, que renovará as energias após um dia de trabalho intenso, onde poderá drenar as energias e aliviar o estresse. 

Visto o que é tiro olímpico e os 4 motivos para começar a praticar curso de tiro esportivo, basta entrar em contato conosco da ClubePonto40, que temos curso de tiro esportivo para todos os níveis, do mais básico ao avançado, bem como, tiro defensivo. 

Mas se ainda não se convenceu ou quer conhecer um pouco mais do mercado de armas no Brasil, curiosidades, novidades, nosso blog está repleto de conteúdo. 

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *