O tiro esportivo é uma prática regulamentada no Brasil, porém possui uma série de legislações, normas e precauções que devem ser cumpridas para que a atividade seja feita dentro da legalidade. Garantindo assim, uma prática de forma responsável e segura.
O atleta precisa ter conhecimento do órgão brasileiro fiscalizador do esporte que é a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro. No departamento há uma legislação que regulamenta as fiscalizações de produtos bélicos no país. Para a regulamentação da prática esportiva é solicitado o Certificado de Registro do Atirador, sendo assim, é importante para manter-se dentro da lei e praticar a atividade de forma responsável.
Além disso há uma série de precauções que o atirador precisa ter ao manusear uma arma. A segurança é fundamental para uma realização do esporte. Na hora de praticar o esporte não esteja sob efeito de substâncias que diminuam a sua capacidade de percepção como por exemplo, álcool, drogas ilícitas e medicamentos. E sempre utilize óculos protetores e abafadores de ouvido quando estiver atirando, pois revólveres desprendem gases e resíduos de chumbo, a utilização dos equipamentos contribui para não danificar os seus sentidos.
Importante lembrar que a sua arma deve ser apontada (carregada ou não) apenas para onde pretende atirar, e devem ser alvos que ofereçam segurança. As zonas de tiro devem ser capazes de receber os impactos do disparo com a máxima segurança. Como por exemplo, evitar atirar em superfícies planas e duras, pois as balas podem ricochetear e ferir a si mesmo. Evite também quando a arma estiver empunhada, apontar para qualquer parte do seu corpo ou pessoas ao seu redor, apenas mire no alvo.
A arma de fogo deve ser sempre tratada como se estivesse carregada, sempre verifique se a munição corresponde ao tamanho e ao calibre da arma e somente utilize munições recarregadas feitas por alguém especializado, e que siga as normas de segurança, no caso, seu clube de tiro, pois pode ser extremamente perigoso.
Além disso, é importante antes de utilizá-la obter informações com os instrutores de como manuseá-la. Não receba uma arma com o cano apontado em sua direção e descarregue-a sempre apontando para uma direção segura quando for entregá-la a alguém. Caso precise limpá-la, certifique-se que ela realmente esteja descarregada.
Nunca deixe uma arma de forma descuidada, evitando que esteja no alcance de pessoas que não sabem como atirar e nunca teste as travas de segurança da arma acionando a tecla do gatilho. Em caso de arma “negar fogo” espere alguns segundos com ela apontada para o alvo, pois, pode ter havido um retardamento da ignição do cartucho.
Para segurar a arma, mantenha seu dedo estendido ao longo do corpo da arma até que você realmente esteja apontado para o alvo e estiver pronto para o disparo. Faça a mesma coisa para sacá-la. E principalmente, tome cuidado com possíveis obstruções do cano quando estiver atirando. Caso perceba algo de anormal na arma de fogo durante o disparo, descarregue a arma e verifique se não há modificação no cano. Caso houver qualquer tipo de objeto, como por exemplo, lama, terra, grama; etc, remova-os imediatamente para evitar danos a arma ou até mesmo ao atirador.