Os termos básicos das armas de fogo

Os termos básicos das armas de fogo

Você está se familiarizando agora com as armas de fogo? Algumas pessoas hesitam em testar suas habilidades em um clube de tiro, porque acham que estarão cercadas por aficionados por armas de fogo. Mas há no clube pessoas em estágios variados e, por isso, essa deve ser uma preocupação se você está começando agora.

Pensando nisso, reunimos aqui neste glossário os termos de armas de fogo mais comumente usados. Dessa forma, você já vai se familiarizando e entendendo, na teoria, sobre tiro e armas.

Munição

Munição é o projétil a ser disparado de uma arma de fogo.

Balística

É a parte da física que estuda o impulso, movimento e impacto dos projéteis, entendendo-se por projétil qualquer sólido que se move no espaço após haver recebido um impulso. 

Projétil

De uma forma ampla, é qualquer corpo sólido passível de ser arremessado. Em se tratando de munições, é a parte do cartucho que será lançada através do cano. Pode ser chamado de bala ou ponta.

Calibre real

É a medida do diâmetro da parte interna do cano de uma arma, medido entre os cheios. É expresso em milímetros ou em fração de polegada.

Calibre do projétil

É a medida do diâmetro interno do cano de uma arma raiada, medido entre “fundos” das raias.

Calibre nominal

É a dimensão usada para definir ou caracterizar um tipo de munição ou arma designado pelo fabricante, nem sempre tendo relação com o calibre real ou do projétil. É expresso em milímetros ou frações de polegada (centésimos ou milésimos).

Barril

Este termo se refere à parte longa em forma de tubo de uma arma de fogo. Ele fornece um caminho de saída com direção e velocidade para uma bala de disparo.

Ação de ferrolho

Este é um tipo de ação que dispara uma rodada de cada vez. Depois que o projétil é disparado, a cápsula vazia é descarregada pelo usuário puxando manualmente o ferrolho antes de carregar outro projétil na câmara.

Estojo

É o componente de união mecânica do cartucho. O estojo possibilita que todos os componentes necessários ao disparo fiquem unidos em uma única peça, o que facilita o manejo da arma e acelera o processo de carregamento.

Espoleta

É um recipiente, localizado na base do estojo, que contém uma mistura iniciadora, a qual gera uma chama no momento da percussão.

Pólvora

É um tipo de propelente que, iniciado pela ação de uma chama, causa a expansão de gases, arremessando o projétil à frente.

Alma

A alma é a parte oca do interior do cano de uma arma de fogo, podendo ser lisa ou raiada. 

Alma raiada

Quando o interior do cano possui sulcos (raias) dispostos no eixo longitudinal.

Alma lisa

É aquela isenta de raiamentos, com superfície absolutamente lisa (polida).

Antecarga 

Qualquer arma de fogo que deva ser carregada pela boca do cano.

Retrocarga

Arma de fogo carregada pela parte de trás ou pela extremidade da culatra.

Ação Simples

No acionamento do gatilho apenas uma operação ocorre, o disparo, pois a ação de armar o cão já foi efetuada (engatilhamento manual).

Ação Dupla

É um sistema mecânico de determinadas arma de fogo, onde somente através do acionamento do gatilho podem ser disparadas, não permitindo o engatilhamento manual do mecanismo de disparo. Nesse sistema o gatilho exerce as duas funções: engatilha a arma e libera o cão ou sistema de percussão.

Dupla ação

É o sistema mecânico de determinadas armas de fogo, que permite que as mesmas sejam acionada em ação simples ou dupla. Na primeira opção o mecanismo de disparo foi engatilhado e no acionamento do gatilho ocorre apenas o disparo. Na segunda opção, no acionamento do gatilho ocorre o engatilhamento e a liberação do cão ou sistema de percussão.

Se você quer de saber mais sobre armas e aprender mais sobre tiro, o Clube de Tiro está pronto para te ajudar. Nossa equipe de instrutores especializada oferecerá o melhor para que você aprenda e pratique tiro com eficiência.

Compartilhe essa informação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *